segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria provoca choque e reações; acompanhe


  1. Um dia depois da tragédia, uma das grandes preocupações dos médicos é com as pessoas que estiveram no local e que podem desenvolver quadros respiratórios graves, mesmo não tendo ficado feridas.
    De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, um quadro de tosse e falta de ar pode evoluir para uma pneumonite química em poucos dias, devido à inalação da fumaça tóxica. Leia mais na reportagem abaixo:

    Brasil pode acionar bancos de pele de outros países

    Ministro da Saúde afirma que contatou colegas do Peru, da Argentina e do Uruguai.
  2. Um porta-voz do secretário-geral da ONU afirmou em comunicado que Ban Ki-moon expressou suas condolências a familiares e amigos das vítimas do incêndio em Santa Maria.
    Segundo o porta-voz, Ban Ki-moon afirmou ter ficado especialmente comovido por conta do "grande número de jovens, incluindo estudantes universitários", mortos na tragédia.
  3. De acordo com as autoridades, 121 pessoas estão internadas em quatro cidades do Rio Grande do Sul. Apenas em Santa Maria, há 80 vítimas hospitalizadas.
    Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, não há notícias de novas mortes entre os feridos no período da noite de domingo à manhã desta segunda.
  4. A tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria, é destaque nos jornais internacionais. O jornal argentino La Nación lembra as semelhanças entre o incidente no Brasil e o ocorrido em uma casa noturna de Buenos Aires, em 2004, quando 194 pessoas morreram asfixiadas após um incêndio no local.
    O jornal The New York Times descreve o que chama de " corrida desesperada" dos que estavam na boate para tentar fugir do local. Já o britânico Daily Telegraph afirma que os seguranças da Boate Kiss teriam impedido os frequentadores de deixar o local.
  5. O que poderia ter evitado a tragédia em Santa Maria?

    Especialistas ouvidos pela BBC Brasil listaram as principais hipóteses que teriam contribuído para a morte de pelo menos 231 pessoas em meio a um incêndio em casa noturna.
  6. Daqui a pouco, a partir das 8h (horário de Brasília), um ato ecumênico será celebrado em memória das vítimas do incêndio na Boate Kiss em Santa Maria.
    O arcebispo da cidade, dom Hélio Adelar Rupert, deve comandar a cerimônia no Centro Desportivo Municipal, onde estão sendo veladas dezenas de corpos.
    O enterro da maior parte das vítimas deve ocorrer no cemitério municipal, onde o Exército já trabalhava desde domingo para abrir as covas.
  7. 'Nem guerra deve ser tão triste', diz testemunha

    Alberto Tessmer passava perto da boate Kiss quando percebeu a tragédia em Santa Maria.
  8. A Universidade Federal de Santa Maria afirmou na noite de domingo que pelo menos 101 das vítimas do incêndio na boate Kiss eram estudantes da instituição.
  9. Comoção e solidariedade marcam 1ª noite pós-desastre

    Voluntários distribuíam comida e bebidas para as pessoas que trabalhavam no local e carros com doações chegavam a todo momento.
  10. O escritório de advocacia Kümmel & Kümmel divulgou um comunicado na noite de domingo em nome da Boate Kiss.
    No texto, a empresa responsável pela casa noturna manifesta o seu "sentimento de dor e solidariedade" pela tragédia e diz que contava "com todos os equipamentos previsíveis e necessários  para o sistema de proteção e combate contra o incêndio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros, adequado às necessidades da casa e de seus freqüentadores".
  11. Boate não atendia normas de segurança, diz engenheiro

    Avaliação indica que estabelecimento poderia estar funcionando com estrutura precária.
  12. A mais recente lista com o nome das vítimas do incêndio na boate Kiss foi divulgada na madrugada desta segunda-feira pelo Instituto-Geral de Perícias do governo gaúcho.
    As autoridades dizem que trata-se da relação final dos corpos identificados no Centro Desportivo Municipal de Santa Maria.
    A lista pode ser consultada no site do governo gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens