quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Cem Noites Tapuias - Ofelia e Narbal Fontes

Título: Cem Noites Tapuias
Série Vaga-Lume
Autores: Ofélia Fontes e Narbal Fontes
Ano: 1986
Páginas: 109
Idioma: português
Editora: Ática
Resumo:É uma narrativa que aborda o conflito entre garimpeiros e índios, no Mato Grosso. Quincas Venâncio é o pai de Quinquim que, junto com a professora, uma “bugra”, foi raptado pelos índios xavantes. A narrativa do rapto e do resgate dos dois se apresenta paralela a uma série de histórias contadas por Joana, a bugra-professora, para tentar amenizar o sofrimento da criança. São mitos e lendas indígenas, em que as lições de comportamento tornam-se exemplares.

Durante as cem noites em que passam presos, são contadas histórias pertencentes ao folclore brasileiro, incluindo o mito do saci, explorado anteriormente por Lobato, e aventuras de animais típicos da fauna brasileira, como a anta. São também incluídas nas histórias trechos de cantigas e quadrinhas típicas do folclore nacional, fato enriquecedor da narrativa, que além da história de Quinquim traz ao leitor o conhecimento de elementos de sua cultura, sob a forma agradável da literatura de entretenimento.....
Comentário: Cem noites tapuias
Vamos imaginar que você precise presentear uma criança que acabou de ser alfabetizada. Ou imagine que seu filho de 4 ou 5 anos quer que você leia uma história para ele dormir. Você fica na dúvida em qual livro escolher.
 Eu indico: CEM NOITES TAPUIAS.
 Durante a leitura eu fiquei com a sensação que ele foi escrito para crianças pequenas.
É uma história leve, até certo ponto ‘‘bobinha’’.
 Um menino é sequestrado por uma tribo indígena, junto com uma mulher, professora da vila onde ele mora. E aí até que sejam resgatados, a professora conta a histórias para passar o tempo da criança. E o livro, basicamente, se desenrola com essas historinhas.
 Um livro, que não é, de fato, para pessoas ‘‘um pouco mais crescidas’’, mas que fará muito sucesso com as crianças.
 Caso você deseje presentear uma criança, ou ler um livro para seu filho pequeno, este livro é o indicado.
E o resto você vai ter que ler para saber.
Para ler o livro online clique no botão abaixo:


Sempre que o botão acima aparecer você pode clicar para ler online o livro da postagem.

Clique no botão "CONTATO", abaixo e responda ao questionário para participar do sorteio de um livro, ou para deixar sugestão para o blog.



Haverá o sorteio de um livro a cada 100.000 visualizações do blog.


Obs.: O livro anexo para ler é somente para facilitar o acesso a quem não tiver condições de adquirir o mesmo em uma livraria, valorize o autor adquira cópias originais das obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens