domingo, 30 de outubro de 2016

31 de Outubro - Dia Nacional da Poesia

O Dia Nacional da Poesia é comemorado oficialmente em 31 de outubro no Brasil.

A data foi criada em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos principais nomes da literatura brasileira.

O Dia Nacional da Poesia foi oficializado através da lei nº 13.131, de 3 de junho de 2015, por sugestão do senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná.

O dia 31 de outubro remete a data de nascimento de Drummond de Andrade, conhecido por ser um dos principais nomes da segunda geração do Modernismo brasileiro. A data, além de homenagear os poetas em geral, também serve para lembrar da riqueza e importância cultural que a arte poética representa.

Atividades para o Dia Nacional da Poesia

O Dia Nacional da Poesia é normalmente celebrado em bibliotecas, escolas e diversos outros espaços culturais, em eventos onde a declamação de poemas é normalmente privilegiada.

Então, para o Dia Nacional da Poesia, nada melhor do que libertar a criatividade e escrever muitas poesias para seus amigos e familiares.

Outra sugestão de atividade para o Dia da Poesia é fazer um sarau com as poesias e poemas favoritos de seus amigos. Faça uma festa, reúna todo mundo e convide para que cada pessoa recite as suas obras preferidas.

Dia Nacional da Poesia em 14 de março

Antes da aprovação da lei que institui o Dia Nacional da Poesia oficialmente em 31 de outubro, esta data costumava ser celebrada em 14 de março, em caráter não-oficial, desde 1977.

Neste caso, a escolha do dia 14 de março foi em homenagem ao escritor Antônio Frederico de Castro Alves, nascido nesta data em 1847. No entanto, o projeto de lei que previa o Dia Nacional da Poesia em 14 de março foi arquivado e nunca oficializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens