quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Feliz Ano Velho - Marcelo Rubens Paiva

Título: Feliz ano velho
Autor: Marcelo Rubens Paiva
Editora: Brasiliense
Gênero: Biografia
Páginas: 232
Ano: 1991 (76° edição)

14 de dezembro de 1979
17 horas
Sol em conjunção com netuno
E em oposição a Vênus

"Subi numa pedra e gritei:
— Aí, Gregor, vou descobrir o tesouro que você escondeu aqui embaixo, seu milionário disfarçado.
Pulei com a pose do Tio Patinhas, bati a cabeça no chão e foi aí que ouvi a melodia: biiiiiiin.
Estava debaixo d’água, não mexia os braços nem as pernas, somente via a água barrenta e ouvia:  biiiiiiin. Acabara toda a loucura, baixou o santo e me deu um estado total de lucidez: "Estou morrendo afogado." Mantive a calma, prendi a respiração, sabendo que ia precisar dela para boiar e agüentar até que alguém percebesse e me tirasse dali. "Calma, cara, tente pensar em alguma coisa." Lembrei que sempre tivera curiosidade em saber como eram os cinco segundos antes da morte, aqueles em que o bandido com vinte balas no corpo suspira...
— Sim, xerife, o $$ do banco está enterrado na montanha azul!
Por que o cara não manda todo mundo tomar no cu e morre em paz?
O fôlego tava acabando, "devem pensar que estou brincando".
Era estranho não estar mexendo nada, não sentia nenhuma dor e minha cabeça estava a mil por hora. "Como é que vai ser? Vou engolir muita água? Será que vai vir uma caveira com uma foice na mão?"
— Venha, bonecão, vamos fazer um passeio para o mundo do além, uuuaaaaaaa!!!
Será que vou pro céu? Acho que não, as últimas missas a que fui eram as de sétimo dia dos tios e avós. Depois, não sei se deus gosta de jovens que, vez em quando, dão uma bola, gostam de rock. Pelo menos não é isso o que os seus representantes na Terra demonstram. É, meu negócio vai ser com o diabo, vou ganhar chifrinhos, um rabinho em forma de flecha, e ficar peladinho, curtindo uma fogueira.
De repente estava respirando, alguém me virou.
— Você tá bem? — Era o professor Urtiga, que me carregava no colo. Sem saber o que dizer, pedi uma respiração boca a boca. Ele me olhou assustado e foi me levando pra margem fazendo a respiração. Já em chão firme, os bêbados e loucos falavam:
— Ei, Marcelo, levanta!
— Que é isso, Paiva?
— E aí, tinha muito ouro?
— Levanta, que ele fica bom logo, é só dar uma chacoalhada.
— Isso, me levanta, eu devo estar meio bêbado.
Me levantaram, mas não deu em nada. Todos ficaram impressionados, logo começaram a transar uma ida a um hospital qualquer: uma cabeça mágica arrumou uma tábua.
Deitaram-me e fomos até onde estavam os carros. Não havia dúvidas de que a Kombi era o melhor deles. Entraram Urtiga, Florência, Marcinha, Gregor e não sei mais quem. Urtiga foi cantando em castelhano, imaginei que fosse algum ritual maia, já que ele é mexicano. Gregor foi cutucando meu pé e chamou seu deus que até hoje não sei quem é, a Marcinha apelou pro Pai-Nosso e a Florência só chorava. O caminho tava demorando, mas eu nem me importava, tava gostoso ali, deitado, ouvindo o canto maia, com a certeza de que nada de grave havia acontecido. No hospital me dariam uma injeção qualquer e tudo bem. Urtiga começou a passar a mão na minha cabeça. Reparei que ele tava preocupado, olhei pra sua mão e vi que estava toda ensangüentada. Só poderia ser de algum corte da minha cabeça.
Chegando no pronto-socorro, percebi que o negócio era sério:
maca, oxigênio, enfermeiros, médicos, maca correndo, teto branco, todo mundo olhando, mesa de raio X.
— Sente aqui?
— Não.
— E aqui?
— Só acima do pescoço.
— Ih, meu deus...
Veio uma mulher: disse calmamente meu nome e pedi para avisar minha família em São Paulo.
— Ah! Avisa também o Dr. Miguel aqui em Campinas. O telefone dele é 29045.
Não sei como consegui lembrar o telefone do pai da minha ex-girl. Comecei a pensar nela, doce Lalá, faz quase dois anos e não teve outra paixão igual. Lembrei-me de que sempre a gente ia jantar fora, pedíamos vinho e ficávamos tão bêbados que todas as privadas de bares campineiros estavam registradas com meu vômito.
— Não, moça, não corte minha unha, é que eu toco violão e vou fazer uma gravação neste fim de semana.
Seria a primeira vez que ia entrar num estúdio profissional.
— Guarda esse colar, que ele é muito especial.
— Pô, meu cabelo não, é que eu sou muito vaidoso.
Me deixaram carequinha, carequinha. Apaguei."

    Assim começa o livro de Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens Paiva morto pelos militares da ditadura, em um trecho do livro ele recorda o dia em que os militares invadiram sua casa e prenderam seu pai.
    Feliz Ano Velho é um best-seller dos anos 80, onde Marcelo fala sobre o "acidente" que o deixou tetraplégico. No livro ele descreve um ano de tratamento hospitalar, todo o período que passou na UTI, a fisioterapia, as visitas de amigos e familiares, relata lembranças de acontecimentos passados em sua vida, e apesar da situação trágica em que ele se encontrava, quase tudo é contado de maneira cômica e debochada. A linguagem é popular, cheia de gírias dos anos 80 e as situações são descritas com com boa dose de humor.
    Li quando tinha 14 anos e gostei tanto que acabei lendo novamente alguns anos depois. Não foi atoa que se tornou um best-seller!
Fonte:Dica de Leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens