domingo, 30 de março de 2014

Segundo IBGE População rural diminuiu 6% em 10 anos

agricultura-familiar[12]Dados do IBGE revelam que a população rural em 2010 reduziu 6% em comparação com o ano de 2000, ou seja, de 31,8 milhões para 29,8 milhões de pessoas. Os dados fazem parte da pesquisa O Gigante Invisível: Território e População Rural para além das Convenções Oficiais, publicada no Portal Ipea.
Segundo o estudo, o número de pessoas morando em cidades aumentou devido o Decreto nº 311, de 1938, que conferiu o termo "cidade" a todas as sedes municipais. Por consequência, qualquer localidade com essa designação também foi convertida à área urbana. A pesquisa aponta que, caso a lei do perímetro urbano permitisse somar as 3,9 milhões de pessoas que vivem em áreas urbanas não urbanizadas à população rural oficial, esta aumentaria de 29 milhões para aproximadamente 33 milhões de pessoas.
Atualmente o território nacional encontra-se com mais de 160 milhões pessoas morando em áreas consideradas urbanas contra 29 milhões de pessoas nas áreas rurais. O Nordeste é a região com maior número de residências rurais, com 14 milhões de domicílios, e o Sudeste reúne o maior contingente de pessoas domiciliadas em áreas urbanas (80 milhões).
O estudo conclui que o discurso do avanço da "urbanização" dissimula, sob a imagem da cidade grande representada como modelo universal à luz do qual o processo de urbanização é percebido e valorado, a heterogeneidade das características demográficas e espaciais dos municípios brasileiros.
 via IPEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens