sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Miraguaí - Onze pessoas são presas por fraude na compra de medicamentos


O Ministério Público, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) da Região do Alto Uruguai, realiza nesta quinta-feira, 27, a Operação Dose Dupla II, em Miraguaí. São cumpridos sete mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão contra servidores municipais e funcionários privados. Os mandados de busca são cumpridos na Prefeitura, no Posto de Saúde e nas residências dos sete presos. Na Prefeitura, o MP chegou a tempo de evitar a queima de
documentos. Outras quatro pessoas foram presas em flagrante pela tentativa de incendiar os papéis.
Os presos preventivamente já haviam sido denunciados pelo MP pela prática dos crimes de formação de quadrilha, peculato, adulteração de sistema de informações, fraude em procedimento licitatório e advocacia administrativa na compra de medicamentos pela Prefeitura para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As prisões foram solicitadas pelo MP para evitar que testemunhas sejam coagidas durante o curso do processo.
A ação, coordenada pelos Promotores de Justiça Heitor Stolf Júnior e José Garibaldi Evangelho Simões Machado, tem como finalidade apreender mais documentos que provem a prática de outros crimes além daqueles em que os envolvidos já estão denunciados pelo MP. Segundo a investigação, os presos fraudavam licitações para compra de medicamentos. Além de terem os preços superfaturados, os
medicamentos eram adquiridos em quantidades fictícias tão elevadas que, mesmo que toda a população fosse usuária de determinado remédio, seria impossível consumir o estoque no prazo de validade.
A Justiça também determinou liminarmente o afastamento de dois servidores, que ficarão sem receber seus salários até o trânsito em julgado. As investigações iniciaram em meados de julho deste ano, quando o MP cumpriu mandados de busca nesses mesmos locais, durante a Operação Dose Dupla I.
Fonte: NorteRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens