quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Falta um mês para o Enem! Saiba o que pode cair


Confira alguns assuntos que podem cair na prova do Enem
Contagem regressiva: falta um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diferente de outros vestibulares, o Enem exige um pouco mais do candidato – não basta decorar  fórmulas e estar com os conteúdos de matemática, química e física na ponta da língua. A prova  também vai testar o conhecimento do aluno sobre temas atuais que estão em debate no Brasil e no mundo. Por isso, quem está de olho em uma vaga em universidade pública ou bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), precisa incluir a leitura de notícias na rotina de estudos.
É impossível adivinhar quais temas podem ser tema de questões ou mesmo da redação, mas alguns assuntos têm mais chance de aparecer nas provas. Listamos aqui alguns deles para ajudar você a se atualizar nesta reta final. Os possíveis temas da prova também foram assunto do bate-papo #EsquentaEnem, na última terça-feira. Se você perdeu essa e outras dicas pode clicar aqui para assistir. Bons estudos!
Silhueta de três índios contra o solÍndios em protesto da Rio+20 (Fotos: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Rio+20 : Em junho, o Rio de Janeiro sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento reuniu líderes mundiais e movimentos da sociedade civil para discutir o tema. No final foi aprovado o documento final “O Futuro que Queremos”, considerado um avanço pelo governo brasileiro, mas criticado pelos movimentos sociais. A EBC acompanhou todo o evento e você pode ler sobre o tudo o que aconteceu no nosso hotsite.
O filme com insultos ao profeta Maomé segue criando protestas no mundo árabe. A autoria do vídeo ainda é um mistério (Reprodução)
Conflitos no mundo árabe: Há 19 meses, a Síria vive sob clima de guerra devido à disputa política entre o governo do presidente Bashar Al Assad e a oposição. A estimativa é que mais de 25 mil pessoas morreram, segundo organizações não governamentais. No último mês, um novo elemento acirrou os ânimos na região: um vídeo produzido por um americano que ofende o profeta Maomé foi o estopim para dezenas de protestos em países árabes.
Monteiro Lobato e as polêmicas dos livros didáticos: grupos do movimento negro tentam no Supremo Tribunal Federal (STF) impedir que o livro “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato, seja distribuído às escolas públicas por meio de um programa do Ministério da Educação (MEC). O argumento é que a obra traz conteúdos racistas que não deveriam ser propagados às crianças. Não é a primeira vez que o conteúdo de livros didáticos são alvo de polêmica.
Obras em Belo Monte estão suspensas por determinação judicial (Wikipedia/Creative Commons)
Usina de Belo Monte: desenvolvimento versus preservação. Esse tema tem sido uma constante nas últimas provas do Enem. Saber defender os argumentos prós e contras à construção de grandes empreendimentos como a Usina de Belo Monte é importante, por exemplo, na prova de redação. Saiba mais sobre as brigas nas Justiça e os vários pontos de vista envolvidos na construção da usina no Rio Xingu.
Lei da Ficha Limpa: Este é o primeiro ano em que a Lei da Ficha Limpa vale de verdade. Você sabe o que ela prevê? Quais são os ganhos para o sistema político brasileiro com a nova legislação? Veja reportagem da TV Brasil o assunto.
Lei de Cotas: Em agosto foi sancionada a lei que estabelece uma reserva de 50% das vagas nos processos seletivos de universidades e institutos federais para alunos que cursaram todo o ensino médio na escola pública. A nova legislação cria uma única política de ação afirmativa, já que até hoje as instituições de ensino usavam diferentes modelos para garantir o acesso de grupos da população ao ensino superior. Entenda a Lei de Cotas.
Milhares vão às ruas na Espanha em protesto do 25s (Fotomovimiento / Creative Commons)
Crise e protestos na Europa: a crise do Euro, os cortes em programas sociais e as altas taxas de desemprego estão levando os europeus às ruas para protestar. Vários movimentostêm surgido em diversos países, principalmente Espanha, Grécia e mais recentemente Portugal. Entenda melhor esse cenário e quais são as reivindicações da população em debatecom o sociólogo português Carvalho da Silva.
Comissão da Verdade: neste ano começou a funcionar um grupo de trabalho para investigar as violações aos direitos humanos cometidas por agentes do Estado durante a ditadura militar. É composta por sete membros e terá duração de dois anos. A comissão terá o direito de convocar vítimas ou acusados das violações para depoimentos, ainda que a convocação não tenha caráter obrigatório. Também tem acesso a todos os arquivos do poder público sobre o período, mas não terá o poder de punir ou recomendar que acusados sejam punidos.Leia mais sobre o trabalho da comissão.
Lei de Acesso à Informação: a legislação que entrou em vigor neste ano tem como objetivo garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Qualquer órgão público é obrigado a prestar as informações solicitadas em até 20 dias.  Além de regulamentar o acesso a dados do governo, a lei determina o fim do sigilo eterno de documentos oficiais. O prazo máximo de sigilo foi limitado a 25 anos para documentos ultrassecretos, a 15 anos para os secretos e a cinco para os reservados. Assistaprograma da TV Brasil sobre o tema.
A interação em redes e privacidade na internet já foram tema de prova do Enem (Johannes Fuchs/Creative Commons)
Novas tecnologias: no último Enem, o tema da redação foi “Viver em Rede”. O objetivo era que os alunos escrevessem sobre os limites entre o público e o privado no contexto atual. As redes sociais, as novas tecnologias e a forma como esses instrumentos estão modificando a sociedade estiveram muito presentes na última prova. Não custa estudar de novo. Aqui nesse programa do Plantão Enem você encontra boas dicas sobre o assunto.
O centenário de Nelson Rodrigues: Marcado pelos memoráveis trabalhos no teatro e criação de crônicas, Nelson Rodrigues completaria 100 anos em agosto de 2012. Nascido em 23 de agosto de 1912 em Recife (Pernambuco), Nelson Falcão Rodrigues se mudou aos quatro anos para o Rio de Janeiro. Rodrigues morreu na capital carioca em 1980, aos 68 anos. Ele foi autor de frases polêmicas como ‘Toda unanimidade é burra ‘. Veja reportagem especial da TV Brasil sobre o escritor.

O ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo (Antonio Cruz/ABr)
Impeachment no Paraguai: em junho deste ano a América Latina foi surpreendida por um processo de impeachment relâmpago no Paraguai que tirou do poder o agora ex-presidente, Fernando Lugo. Considerado por alguns países como golpe, o caso levou à suspensão do Paraguai do Mercosul e do Grupo de Alto Nível da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A decisão foi um protesto político à forma como as autoridades paraguaias conduziram o processo contra Lugo. Para os nove governos que apoiam a suspensão, Lugo não teve tempo hábil para se defender e houve a ruptura da democracia no país. Entenda melhor o caso.
O bóson de Higgs: em julho, cientistas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern, sigla em francês) anunciaram a comprovação da existência da partícula subatômicabóson de Higgs, considerada chave para entender a origem do universo e a formação da matéria. A existência do bóson de Higgs foi cogitada há cerca de 50 anos, quando a teoria chamada Modelo Padrão sobre o funcionamento do universo especulou que o cosmo foi resfriado após o Big Bang e uma força invisível, conhecida como Campo de Higgs, formou junto de partículas associadas os tais bósons de Higgs, que transferiram massa para outras partículas fundamentais de todas as matérias que conhecemos.
Momento da demolição dos pavilhões do Carandiru (Sergio Andrade/Divulgação)
Vinte anos do massacre do Carandiru: há 20 anos, em outubro de 1992, mais de 300 policiais – sem insígnias e crachás de identificação – invadiram o pavilhão 9 da Casa de Detenção de São Paulo, o extinto Carandiru, e executaram 111 detentos que tinham se rebelado após uma desavença interna entre os presos. Ninguém foi punido pelo episódio, conhecido como o Massacre do Carandiru. O caso foi tema de livro e filme e também pode estar na sua prova. Leia série de matérias da Agência Brasil sobre o assunto.

Em 2012 foi comemorado o aniversário de 110 anos de nascimento de Drummond (Reprodução/TV Brasil)
Carlos Drummond de Andrade: Neste ano foi comemorado 110° aniversário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade. Sob a influência dos modernistas de 1922, ele inovou na linguagem e nos temas. Como poucos, Drummond soube extrair poesia dos acontecimentos banais, dos gestos simples da vida, do seu cotidiano e da paisagem que o cercava. Fez uma poesia simples e ao mesmo tempo grandiosa. Por isso tornou-se um autor popular e ao mesmo tempo admirado e enaltecido pela crítica. Assista programa da TV Brasil sobre o escritor.
Matéria de Amanda Cieglinski, no Portal EBC, publicada pelo EcoDebate, 04/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens