segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Exposição à poluição do ar no início da vida prejudica a função pulmonar em crianças de até oito anos de idade



[EcoDebate] A exposição à poluição do ar ambiente do tráfego durante a infância está associada com déficits de função pulmonar em crianças de até oito anos de idade, especialmente entre as crianças sensibilizadas a alérgenos comuns, de acordo com um novo estudo [Traffic-Related Air Pollution, Oxidative Stress Genes, And Doctor Diagnosed Asthma In Children. Results From The TAG Study].
poluição veicular“Estudos anteriores mostraram que as crianças são altamente suscetíveis aos efeitos adversos da poluição do ar e sugerem que a exposição no início da vida pode ser particularmente prejudicial”, disse o pesquisador Göran Pershagen, MD, PhD, professor do Karolinska Institutet Institute of Environmental Medicine, em Estocolmo , Suécia. “Em nosso estudo prospectivo em uma grande população de crianças suecas, a exposição poluição do ar relacionada ao tráfego. durante a infância, foi associado à diminuição da função pulmonar aos oito anos, com efeitos mais fortes em meninos, crianças com asma e particularmente em crianças sensibilizadas a alérgenos “.
Os resultados foram publicados online, antes da publicação impressa, no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, publicado pela American Thoracic Society.
O estudo incluiu mais de 1.900 crianças, que foram acompanhadas desde o nascimento até a idade de oito anos com questionários repetidos, espirometria e medidas de imunoglobulina. Concentrações ao ar livre de partículas do tráfego rodoviário foram estimadas nos endereços de creche, residencial e de escola, utilizando modelagem de dispersão, uma simulação matemática de como os poluentes do ar se dispersam na atmosfera.
Esta associação negativa foi particularmente pronunciada em crianças que foram sensibilizados para inalantes comuns e / ou alérgenos alimentares e também parecia mais forte entre os meninos e entre crianças com asma.
Exposição ao tráfego relacionado com a poluição do ar após o primeiro ano de vida parecia ter menos impacto sobre a função pulmonar subseqüente.
O estudo teve algumas limitações. Cálculos de concentrações de partículas só foram realizadas para o ano de 2004 e foram extrapolados para os outros anos de follow-up, e, evidentemente, alguns erros de cálculo dos níveis de exposição individuais eram prováveis.
“Nosso estudo mostra que a exposição precoce a poluição do ar, relacionada ao tráfego tem, a longo prazo, efeitos adversos sobre a saúde respiratória em crianças, particularmente entre crianças atópicas”, concluiu Dr. Pershagen. “Estes resultados contribuem como comprovações adicionais a um grande corpo de evidências que demonstram os efeitos nocivos da poluição do ar sobre a saúde humana.”
Traffic-Related Air Pollution, Oxidative Stress Genes, And Doctor Diagnosed Asthma In Children. Results From The TAG Study
Am. J. Respir. Crit. Care Med. May 2012; 185(1 MeetingAbstracts): A2475
Full Text (PDF)
Informações de Nathaniel Dunford, da American Thoracic Society, no EcoDebate, 15/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens