segunda-feira, 5 de março de 2012

Açudes e pequenas barragens terão licenças aceleradas para apressar prevenção à estiagem


Mais um ano em que os gaúchos tiveram de enfrentar seca e a consequente quebra na safra de grãos teve efeito pedagógico.
Será anunciado nos próximos dias, pelo governo do Estado, um plano que prevê acelerar as licenças para construir açudes e pequenas barragens e reforçar o financiamento para irrigação.
A promessa de simplificar a construção de estrutura de combate a estiagens será um dos principais temas da Expodireto, em Não-Me-Toque. Atualmente, os produtores enfrentam o desafio do alto custo das obras e entraves ambientais.
Depois da feira, no dia 14 de março, o governador Tarso Genro deve lançar o Programa Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada — Mais Água, Mais Renda. Além de R$ 75 milhões ao ano na irrigação, vai simplificar o licenciamento ambiental emitido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para construção de açudes de até 10 hectares e áreas irrigadas de até 100 hectares.
Novas linhas de financiamento para construção, reforma e ampliação de açudes e aquisição de equipamentos terão subsídios sobre a primeira e a última parcelas de 50% a 100%, de acordo com a renda.
Conforme o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, a estiagem que afetou a atual safra contribuiu para reforçar a importância da irrigação.


Fonte: www.comunitaria.com.br                   Radio Comunitária de FW
Postado Por:Alcione Gondorek

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens